Tempo de leitura: 7 minutos
Fala galera, neste artigo vamos falar sobre as novas leis de aluguel que entraram em vigor em outubro de 2020 em toda argentina.
Isso mesmo então se você gosta de ficar bem informado e não quer que ninguém te passe pra trás leia este artigo até o final e não deixe de assistir a versão em vídeo que estará no final desse artigo pra entender todas as mudanças que entram em vigor com essas novas leis.
Aproveita e já deixa seu joinha, se inscreva lá no canal e compartilha o vídeo e esse post com seus amigos, assim você não perde nenhuma informação sobre como alugar sua casa ou apartamento aqui na argentina.
Bom eu pesquisei bastante e resumi as novas leis para trazê-las o mais simples possível para vocês, por isso vou dividi-las aqui em oito tópicos assim você fica realmente por dentro de todas as mudanças.
Primeira Alteração Nas Leis De Aluguel Argentina
Bom, a primeira alteração é que agora os alugueis tem contrato de até 36 meses, ou seja, 3 anos, antigamente eram de apenas 2 agora temos um ano a mais.
E isso e muito bom pelo fato que se você encontrava um apartamento que te agradava e queria renovar o contrato depois de dois anos você tinha que pagar de novo as comissões imobiliárias, se você não sabe do que estou falando é só ler este artigo e assistir esse vídeo AQUI neles tem tudo explicado sobre essas comissões.
Segunda Alteração
A segunda mudança é que agora o aluguel só pode aumentar uma vez por ano, oque acontecia antes e que os alugueis sofriam um reajuste a cada 6 meses, isso mesmo a cada seis meses o valor do aluguel aumentava uma boa porcentagem, porém agora esse aumento só pode ser feito uma vez ao ano.
E esse aumento vai estar baseado no seguinte, você vai fazer uma media entre valor da inflação do ano vigente e o valor do aumento do salário, aí basta você somar esses dois valores e divide por 2 o valor que der será o valor que irá aumentar no seu aluguel no próximo ano.
Porém fica tranquilo que tudo isso pode ser conversado, talvez se você conversar certinho com o dono ele aumente um valor até inferior, o que não pode mais é cobrar um valor acima desse aí.
Terceira Alteração Nas Leis De Aluguel Argentina
Bom a terceira alteração que entra em vigor é que todos, os contratos devem estar registrados na AFIP (Associação federativa dos ingressos públicos ), isso foi colocado para que o governo tenha mais controle sobre os alugueis.
O que acontecia antigamente e que alguns donos faziam contratos por debaixo dos panos e não pagavam impostos para o governo, e o que acontecia muito também é que, quando você ia alugar direto com o dono e pedia para ter o contrato registrado alguns aumentavam o valor do aluguel e falavam que quem pagaria as taxas e os impostos seria você, porém agora fique atento que isso não pode mais acontecer.
Quarta Alteração
Essa alteração é bem importante, portanto fique atento, porque agora os valores de deposito de garantia e de mês antecipado não podem ser maiores que o valor de um mês de aluguel, e isso acontecia muito.
Facilmente você encontrava imobiliárias que cobravam 1 mês e meio ou até mesmo 2 meses como garantia imobiliária e mês adiantado.
Se você está perdido sobre o que são esses valores é só assistir esse vídeo AQUI que tem tudo explicadinho lá.
Ainda sobre essa mudança fique atento a mais uma informação, agora os valores de deposito de garantia devem ser devolvidos referente ao último mês de aluguel.
Um exemplo: digamos que você quando alugou o apartamento estava pagando 10 mil pesos de aluguel, com as novas leis você terá que deixar um deposito de garantia deste mesmo valor de 10 mil pesos, porém como eu já havia dito os alugueis sofrem reajustes (agora anuais), dito isso, imagine que no final do contrato você esteja pagando 15 mil pesos por mês de aluguel, então o valor do deposito a ser devolvido para você é de 15 mil pesos e não de 10, portanto fique atento.
Viu só que ótima dica aqui do casal med por isso nos ajude deixando seu joinha e se inscrevendo lá no canal ahhh e ativa também o sininho pra ficar por dentro de mais dicas valiosas como esta.
Quinta Alteração Nas Leis De Aluguel Argentina
Bom com esta alteração as rescisões ou renovações de contrato podem ser avisadas com até 3 meses de antecedência e sem custo, ou seja, se você não quiser mais ficar no apartamento você pode sair até 3 meses ates e não terá que pagar nenhuma multa por isso.
Sexta Alteração
Agora fique atento que essa é muito importante, todos os concertos ficam a cargo do dono do imóvel, ou seja, suponhamos que o aquecedor do imóvel quebrou, você informa o dono e ele é obrigado a consertar.
Caso você avise e ele não responda em 24 horas você paga o concerto, pega o comprovante e desconta no valor do aluguel do próximo mês, portanto fique atento pra ninguém passar a perna em você.
Sétima Alteração Nas Leis De Aluguel Na Argentina
Na Sétima mudança Na Lei De Aluguel Na Argentina, despensas extraordinárias também são pagas pelos donos do imóvel, exemplo: quebrou a piscina do prédio, quem paga e o dono ou o prédio vai ser pintado, quem paga também é o dono .
Não deixe ninguém passar a perna em você cobrando despesas extraordinárias porque isso tudo é de responsabilidade do dono do imóvel.
Oitava Alteração
E a oitava e ultima mudança nas que veio com as Novas Leis De Aluguel Na Argentina é sobre as garantias proprietárias e essa ajudou bastante nos estrangeiros ao alugar imóvel aqui na argentina.
Bom agora você pode apresentar 2 tipos de garantia imobiliária para o dono ou pra imobiliária e eles são obrigados a aceitar.
Primeiro vou explicar como funcionava antes pra você entender melhor, antes os donos e imobiliárias queriam exigir um tipo de garantia especifico ou até mesmo mais de uma as vezes, por exemplo, o dono virava pra você e falava: A eu só aceito se você me trouxer uma garantia de um familiar direto que possua residência própria ou trabalhe a amis de 1 ano fixado, imagina isso para um brasileiro, praticamente impossível ne?
Agora não, com a as novas Alterações Na Lei De Aluguel Argentina existem quatro opções, você apresenta duas e ele tem que aceitar uma delas, vou falar quais são as opções agora:
- Primeira: seguro bancário
- Segundo: seguro caução
- Terceiro: fiador solidário
- Quarto: recibo de soldo, ou seja, comprovante do seu próprio salário
Bom galera essas então foram as mudanças mais importantes sobre as novas Leis De Aluguel Na Argentina que entraram em vigor aqui na argentina em outubro de 2020, espero realmente que tenha gostado e não deixe de compartilhar este artigo e o vídeo pra todos seus amigos para que eles fiquem por dentro também dessas novas leis de aluguel e não sejam enganados por ninguém.
E não deixe de assistir a versão em vídeo deste artigo que esta logo abaixo, aproveita e já se inscreve la no canal ativa o sininho de deixa seu joinha isso ajuda muito a gente continuar trazendo informações aqui pra vocês.
Então, nos vemos no próximo, thauuuu.